Alteração nas atividades desenvolvidas pela saúde

Publicado em 26/05/2020 às 08:59 - Atualizado em 26/05/2020 às 08:59

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas atividades ofertadas pelo poder público municipal estão acontecendo de forma diferenciada.

Entre as mudanças estão os grupos de atendimento, como o trabalho desenvolvido com o tabagismo. As consultas com o psicólogo e médico da família, tiveram algumas adequações para evitar aglomerações de pessoas. As consultas são agendadas de forma compartilhada, mas os pacientes são atendidos individualmente. Também foi feito um grupo de whatsapp para troca de experiencias e monitoramento. Vale lembrar que àqueles que necessitarem do projeto podem buscar a Unidade de Saúde do centro para agendamento. O Ministério da Saúde alerta que tabagista são mais frágeis ao COVID-19, por isso a saúde municipal está dando uma atenção especial a esses casos, sem listas de espera.

Outra mudança durante a pandemia está nas atividades físicas e fisioterapia, onde os atendimentos são em grupos menores e em salas especiais, higienizadas. Não têm mais atividades externas nesse período.

Outro atendimento que sofreu alteração foi o PICs, Práticas Integrativas e Complementares. Esse atendimento é voltado à prevenção e o cuidado de diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. As atividades do PICs também são feitas, nesse momento, com número reduzido e em ambientes preparados.