---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Alistamento Militar

Publicado em 14/02/2020 às 08:45 - Atualizado em 14/02/2020 às 08:46

Atenção para o alistamento militar! 

Jovens que completam 18 anos em 2020 podem realizar o alistamento militar pela Internet, num site disponibilizado pelo Exército: o www.alistamento.eb.mil.br. Para se alistar, são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, ou ainda, de nacionalização, identidade e CPF. (Quem ainda não tem CPF deve fazer a inscrição no cadastro de contribuintes, acessando a página da Receita Federal na Internet).

O alistamento online é um projeto piloto e vale para vários estados, entre eles, Santa Catarina. Nessa nova modalidade, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

“Devem se alistar, no município em que residem, aqueles que já completaram ou vão completar 18 anos em 2020, os nascidos no ano de 2002 e os que perderam o alistamento militar nos anos anteriores. O período de alistamento iniciou no primeiro dia útil de janeiro e termina no dia 30 de junho de 2020”, explica a Secretária da Junta Militar de Agrolândia, Luana Rosa Niquelatte.

Ela destaca ainda que, quem não fizer o alistamento, pode enfrentar alguns transtornos. “Sem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), não é possível tirar passaporte, carteira de trabalho, título de eleitor, fazer concurso público ou ingressar em universidade”, explica.

Caso os jovens tenham dificuldade de acesso à Internet, eles podem fazer o recrutamento online na própria Junta Militar, que fica no edifício Prefeito Edgar Will, na Praça dos Pioneiros, nº 08, Centro. Quem tiver dúvidas também pode ligar para o (47) 3534-4212, das 8h às 12h e das 14h às 17h.